Mesmo sem saber, você está em sintonia com o que acontece na natureza. Seu corpo e sua mente sofrem a influencia de ações de forças invisíveis que atuam durante as estações do ano.
O ar que respiramos, os alimentos que comemos, a terra onde pisamos... Tudo está impregnado dessa energia. "É por isso que devemos comer apenas frutas e legumes da estação. Esses alimentos contêm a força energética do período, estão carregados dela, e é dessa vitalidade específica a cada fase do ano que precisamos nos nutrir", afirma Miriam Leiner, terapeuta especializada em medicina chinesa de São Paulo. "O ideal é que haja harmonia entre o que está dentro e fora de nós", diz ela.
Veja como podemos fazer isso, em cada uma das estações, de acordo com as orientações do doutor Marcelo Jovchelevich, formado em medicina ocidental e especializado na medicina tradicional chinesa.
**Primavera **
É uma época de grande expansão e força. Mas o vento também pode nos desestabilizar e gerar desequilíbrios. Isso explica por que nesse período podem ocorrer crises de labirintite ou variação de pressão arterial, por exemplo. São igualmente comuns as enxaquecas, pois o vento está relacionado com a parte superior e mais alta do corpo. Apesar de o Sol brilhar na primavera, o vento pode trazer um frio "escondido". Um bom (e delicioso) antídoto para combatê-lo é fazer um escalda-pés à noite. A primavera também está associada ao verde, ao elemento madeira e ao fígado. Por isso, é uma boa época para comer alimentos verdes-escuros. Dentro do sistema chinês, a emoção ligada ao fígado é a raiva. Para extravasá-la de forma pacífica, procure meditar e fazer sessões periódicas de relaxamento.
LEIA SOBRE AS OUTRAS ESTAÇÕES, NESTE LINK:
http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/viver-bem/viva-melhor-cada-estacao-ano-622004.shtml
1 Recados:
Miga querida!
Sou nova neste mundo de blogs nem sei direito como funciona esta coisa de selos,mas ganhei um tão diferente tão lindo que escolhi amigas e blogs queridos para oferecer se quiser conferir pega lá um que separei pra ti com muito carinho
Bjs da tua miga Carla da Toca da Joaninha
Postar um comentário